Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Criada área permanente para práticas sustentáveis na pecuária

Foi anunciada durante Agrishow 2016, a criação de uma área permanente de 44 hectares no parque de exposição para a implantação de um projeto que une dois sistemas produtivos na área de pecuária: a Produção Intensiva de Bovinos de Corte com o sistema ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta). A área poderá ser visitada o ano todo, com possibilidades de realização de dias de campo e treinamentos. Batizada de Vitrine de Tecnologia Sustentável, a junção dos dois sistemas produtivos tem como objetivo principal estimular a pecuária brasileira a adotar, cada vez mais, práticas produtivas sustentáveis.

O projeto, que prevê a participação da iniciativa privada e tem um custo total de R$ 3 milhões, terá foco no desenvolvimento e transferência de tecnologia em pecuária de corte e recuperação de áreas degradadas, por meio do uso da integração dos dois sistemas.  “Estamos muito confiantes com a realização desse projeto, que terá impactos efetivos na produtividade e sustentabilidade ambiental. As parcerias com o setor produtivo são fundamentais para a concretização desse projeto e temos a pretensão de achar que quem vier para ele, se dará muito bem, pois integraremos os conhecimentos das nossas instituições”, afirmou Arnaldo Jardim, secretário da Agricultura de São Paulo, durante evento de lançamento realizado na quinta-feira, 28 de abril.

“A integração de sistemas é uma revolução para o campo, pois agrega sustentabilidade econômica, social e ambiental, com uma gestão apurada. Nesse sentido, o programa Vitrine de Tecnologia Sustentável vem ao encontro deste modelo de produzir cada vez mais e ainda preservar o meio ambiente. Estamos fazendo história”, afirmou Paulo Hermann, presidente da John Deere, que é uma das pioneiras na divulgação do ILPF e foi a primeira patrocinadora do projeto anunciado na Agrishow 2016.

O vice-presidente da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), Francisco Matturro, que também esteve presente no anúncio do projeto, afirmou que o projeto Vitrine estará inserido num dos mais importantes centros do agronegócio do país. “A grande vantagem do projeto é a parte técnica envolvida, pois conta com pesquisadores do mais alto nível dos mais importantes centros de pesquisa do país. Temos a oportunidade de transformar esta área numa grande vitrine, juntamente com a Agrishow, na qual o público da feira poderá conhecer o programa funcionando”, disse.

Além da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, participam do projeto Vitrine de Tecnologia Sustentável, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Instituto de Zootecnia e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. O público alvo do Vitrine é formado por empresários, executivos, lideranças, gestores de propriedades rurais, técnicos, profissionais e estudantes da área de agronomia e pecuária, entre outros. A junção dos dois sistemas potencializará ainda mais o aumento de produção e de produtividade para o setor da pecuária. Outros benefícios são: o fortalecimento das cadeias produtivas, a melhoria da competitividade, a recuperação de áreas degradadas e geração de empregos em decorrência do aumento da produção.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar