Gestão

Existem limitações para culturas monitoradas para controle de pragas?

Segundo o co-fundador & CEO da IAgro – Inteligência no Agronegócio, Andrei Grespan, essa moderna técnica de monitoramento automatizado pode ser realizada em praticamente todo tipo de cultura. “O que irá mudar de cultura para cultura é o método de atração das espécies de interesse de monitoramento”, explica.

Neste sentido, Grespan explica que duas são as estratégias mais consolidadas: a atração via luminescente e a iscada.A primeira estratégia utiliza o emprego de fontes luminosas para atração e captura de insetos nas formas aladas e que apresentam fototropismo positivo.

Esta tecnologia é bastante eficiente na coleta de insetos das ordens Coleoptera (besouros), Lepidoptera (mariposas), Heteroptera (percevejos, cigarrinhas e cigarras), Orthoptera (gafanhotos e grilos) e Diptera (moscas e mosquitos)”, explica Grespan.

Já o segundo método está baseado na utilização de feromônios para a atração das espécies de interesse. Os feromônios são os mais importantes elementos da comunicação entre os insetos. São substâncias químicas de cheiro peculiar, presentes em cada espécie, que atuam como meios de comunicação.

A área de representatividade de monitoramento de cada armadilha também estará intimamente ligada à espécie monitorada e à forma de atração utilizada pela tecnologia de monitoramento automatizado.

No caso do monitoramento do bicudo no algodão (Anthonomus grandis) por exemplo, Grespan explica que uma armadilha irá monitorar e representar a densidade populacional deste inseto em uma área de até 5 hectares. Já no caso da cana-de-açúcar, no monitoramento da broca-da-cana (Diatraea saccharalis), as informações coletadas por uma armadilha representam o equivalente a uma área de até 50 hectares.

O CEO ressalta que o objetivo desta tecnologia é fazer com que produtores, ao saberem quais são as áreas que realmente necessitam aplicações de defensivos, façam aplicações de maneira pontual e consciente, preservando o meio ambiente e garantindo o aumento da produtividade da lavoura.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *