• Agrishow Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Semente artificial de cana reduz custos e aumenta a produtividade; especialista explica

Tendência no agronegócio mundial, a otimização de culturas em busca do aumento da produtividade e da redução dos custos com equipamentos e mão de obra estão a caminho dos canaviais por meio de sementes artificiais. Ainda em fase de desenvolvimento, a principal inovação em sistemas de plantio do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) combina genética, controle de doenças, vigor e simplicidade de cultivo para ampliar o número de toneladas de cana produzida por hectare.

Gerente de negócios do CTC, Ronaldo Onosaki aponta, a seguir, os caminhos que levarão à mudança do perfil produtivo da cana-de-açúcar.

Melhoramento genético

As sementes artificiais são frutos de variedades selecionadas pelo programa de melhoramento genético, com o uso de biotecnologia ou não, porque planejamos disponibilizar ao mercado tanto variedades já conhecidas como novas. Pelo grande controle e qualidade do processo de produção que o CTC está desenhando, as sementes artificiais apresentarão garantia genética (sem mistura varietal), fitossanidade (ausência de doenças), maior vigor e simplicidade de plantio. Isso refletirá em um menor número de falhas e maior produtividade no campo.

 Sistema de plantio

Em relação ao plantio de mudas pré-brotadas, as principais mudanças serão, a maior facilidade de transporte e armazenamento da semente, além da eliminação da mão de obra necessária para a sua distribuição. Sobre o plantio mecanizado de toletes, o grande ganho recai sobre a liberação da área de viveiro e simplicidade/rendimento da operação de plantio, reduzindo a quantidade, tamanho e impacto das máquinas como a compactação de solo.

Garantia genética, fitossanidade, maior vigor e simplicidade de plantio irão resultar no aumento do número de toneladas de cana produzida por hectare

Menos custo de produção

O uso dessas sementes irá ajudar na redução de equipamentos e mão de obra necessários para o plantio, que impactam diretamente o custo. Já o aumento de produtividade proporcionado pelo uso de sementes irá reduzir o custo por tonelada produzida.

Mais produtividade

Garantia genética, fitossanidade, maior vigor e simplicidade de plantio irão resultar no aumento do número de toneladas de cana produzida por hectare. Ela também terá maior qualidade resultando em um melhor desempenho industrial e, consequentemente, em mais produtos por tonelada. Adicionalmente, a maior simplicidade do processo permite um maior rendimento operacional, com menos máquinas e mão de obra.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *