• Agrishow Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Café, Culturas

Entenda as vantagens da adubação nitrogenada do cafeeiro

No Brasil, a cultura do cafeeiro tem grande destaque no desenvolvimento econômico e social, colocando o país como o maior produtor e exportador mundial desse produto há muito tempo. Mas, assim como qualquer cultura, o desenvolvimento do cafeeiro é influenciado por diversos fatores, e dentre eles, o estado nutricional da planta é o mais importante.

Nesse contexto, o nitrogênio se destaca por ser altamente exigido pelas plantas do cafeeiro, desde o início de seu desenvolvimento até a época de plena produção.

Baseado nisso, uma pesquisa realizada no IAC (Instituto Agronômico), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, abordou a nutrição nitrogenada em plantas jovens de cafeeiro.

A pesquisa, realizada por Natália Fernandes Carr, pós-graduada pelo IAC, teve como objetivo definir a relação ideal entre as formas de nitrogênio que favoreçam o crescimento da planta e elevem a eficiência de uso do nutriente para um manejo mais produtivo e rentável.

Para saber mais sobre os resultados desta pesquisa, conversamos com a ex-aluna do IAC. Ela nos mostra os benefícios da adubação nitrogenada no cafeeiro além das formas para que ele seja mais produtivo e rentável.

Adubação nitrogenada do cafeeiro: efeitos e vantagens

O nitrogênio (N) é um elemento encontrado em muitos compostos orgânicos, incluindo aminoácidos, proteínas, ácidos nucléicos, clorofila, além de muitos metabólitos secundários.

Consequentemente, esse é um elemento essencial para o crescimento e a produtividade de todas as plantas. Por isso, quantidades consideráveis de N devem ser aplicadas para aumentar o rendimento das culturas.

Nesta conjuntura, Natália explica que no cafeeiro o nitrogênio é o nutriente mais demandado, além de ser o mais exportado para os grãos, por isso, a recomendação de N irá variar de acordo com a produtividade esperada. “No cafeeiro esse volume aplicado pode atingir até 450 kg ha-1”, completa Natália.

Assim, os benefícios da adubação nitrogenada no cafeeiro estão sempre relacionados ao aumento da produtividade das plantas, por meio das seguintes ocorrências:

  • Desenvolvimento rápido da planta;
  • Aumento da ramificação de galhos produtivos;
  • Formação abundante de folhas verdes;
  • Aumento do número de nós por ramos e flores por nós

A pesquisadora explica que esse grande volume de fertilizante é uma das causas de diversos estudos serem feitos. “Estes estudos visam aumentar a eficiência do uso do fertilizante e nutriente, buscando assim reduzir custos e aumentar a produtividade sem prejudicar o desenvolvimento da cultura e do solo”.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *