Vídeos

Cultivo de diferentes espécies pode ser feito na mesma área e traz lucro

Plantio consorciado é uma alternativa para o agricultor e que promete aumentar a renda. De acordo com docente do curso de Agronomia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa, cultivo consorciado é o cultivo simultâneo de duas ou mais espécies agrícolas na mesma área, em que, não necessariamente, a semeadura ou plantio ocorram na mesma época.

Barbosa explica que o consórcio pode ser realizado com espécies de diferentes ciclos (mensal, anual e perene), como também, com espécies de diferentes portes de altura (herbáceas, arbustivas e arbóreas).

A forma consorciada do plantio permite uma interação biológica benéfica para todas as espécies cultivadas. Além disso, possibilita a otimização do uso de recursos ambientais, como nutrientes, água e radiação solar, uma vez que as espécies de plantas possuem ciclos de crescimento diferentes.

Praticamente todas as culturas podem ser consorciadas (como hortícolas, frutíferas, graníferas, arbóreas, florestais etc.) como também, todos os tipos solos permitem o cultivo consorciado. No entanto, Barbosa faz uma ressalva importante. “Não existe uma receita de bolo em relação às quais tipos de consórcio o produtor deve utilizar”.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *