Tecnologia

Conheça a tecnologia da Embrapa que analisa solo em 30 segundos

A análise de amostras de solo vai ficar mais rápida: 30 segundos se realizada utilizando o equipamento desenvolvido pela Embrapa Solos (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em parceria com o IBRA (Instituto Brasileiro de Análises) e iniciativa privada, batizado de SpecSolo. A ferramenta pode analisar, simultaneamente, 40 amostras de solo, além de ter autonomia para trabalhar sozinha durante 20 minutos. Um ganho de tempo ao comparar que a análise convencional leva dias.

Terminada a análise, bancos de dados do IBRA são acessados remotamente e com isso são gerados relatórios analíticos, que podem ser liberados de acordo com o serviço adquirido pelo cliente, seja na forma de resultados analíticos de cada parâmetro do solo ou por faixas de interpretação da fertilidade. Para isso, o produtor precisa levar a amostra do terreno até um laboratório credenciado.

Anunciado com a vantagem de analisar as amostras de solo de forma não destrutiva, rápida e econômica, o aparelho usa técnicas de espectroscopia vibracional (sensores que detectam as vibrações moleculares) e de inteligência artificial, segundo o pesquisador da Embrapa Solos e responsável pela tecnologia, André Marcelo de Souza.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *