Gestão

Comprar ou alugar máquinas agrícolas, qual a melhor opção?

Nos últimos anos, todas as atividades agrícolas vêm passando por diversos ajustes. Em um ambiente onde as margens estão mais apertadas, tomar decisões certas é cada vez mais importante e, uma das decisões mais difíceis é, sem dúvidas, a escolha entre comprar ou alugar máquinas agrícolas.

Até meados de 2014 (diante do auge da crise econômica), a aquisição de máquinas agrícolas era muito difícil para a maioria dos produtores rurais devido à restrição de crédito. Por isso, o alugar máquinas agrícolas foi sempre uma boa opção. Mas com a crise sendo deixada para trás fica a questão: é melhor comprar máquinas agrícolas ou o aluguel é ainda uma boa opção?

Alugar máquinas agrícolas: ótima opção para o produtor

Segundo o gerente comercial de locação de pesados da Ouro Verde, Marluz Renato Cariani, considerando o atual sistema econômico, os produtores compreendem que para continuar na atividade é preciso buscar fórmulas para reduzir custos em todos seus aspectos para, com isso, conseguir ampliar a margem de ganho.

Por isso, a questão financeira é fundamental na decisão entre comprar ou alugar máquinas agrícolas. Apesar de estar se recuperando, empresários e produtores rurais ainda enfrentam diminuição do crédito, aumento de juros sobre investimentos e instabilidade da cotação do dólar frente ao real. Por isso, investir capital na compra de máquinas agrícolas ainda é difícil.

Dessa forma, o produtor deve avaliar suas necessidades da produção, calculando as despesas com o maquinário e, assim, concluir se é ou não vantajoso investir na ampliação da frota. Nesta conjuntura, Cariani acredita que a terceirização é apontada como um dos meios mais interessantes para conseguir otimizar a gestão da propriedade.

O gerente salienta ainda que a decisão pela locação em detrimento da compra exerce influência no aumento do índice de liquidez da empresa. “Ao substituir imobilização de capital por custo de locação, há importante redução da necessidade de Capital de Giro, significando redução de custo de capital”, explica.

Cariani ressalta que há também vantagens fiscais para a empresa que opta pela locação, ao apropriar-se de parte do valor pago como crédito e apresenta ainda outras vantagens importantes da locação em detrimento da compra de máquinas agrícolas:

  • Flexibilidade no aumento da quantidade de máquinas alugadas;
  • Disponibilidade de maquinário por ter uma empresa especializada acompanhando o processo produtivo e os períodos de manutenção;
  • Diminuição no uso de limites de crédito com aquisição dos equipamentos;
  • Possibilidade de investir o dinheiro da compra em outra necessidade dentro da empresa rural.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *