Gestão

Como funciona a terceirização de máquinas agrícolas

Todos nós sabemos que o custo para adquirir, operar e manter um trator é bastante elevado. Mas e se, ao invés de adquirir e manter uma máquina, o produtor rural pudesse alugar a mesma por determinado período? Essa ideia já existe e se chama terceirização de máquinas agrícolas.

O processo de terceirização de máquinas agrícolas não é necessariamente uma novidade, tanto que vários produtores rurais já alugam seus tratores e colheitadeiras para vizinhos, nos mais diversos tipos de parcerias, porém sem contrato.

Entretanto, o que vem ocorrendo é que, nos últimos anos, a terceirização de máquinas agrícolas tem se tornado um negócio que vem crescendo rapidamente, com possibilidade de trazer muitas vantagens ao produtor. Tal processo vem sendo chamado de “Uber do agronegócio”.

Ociosidade das máquinas agrícolas é o grande problema do produtor

Um dos grandes problemas de toda propriedade agrícola, principalmente aquelas com pequenas extensões de terra, é a ociosidade de suas máquinas agrícolas. Veja um exemplo:

O produtor adquire um trator comum, este é utilizado na preparação do solo para o plantio, depois na aplicação de defensivos, por fim talvez seja utilizado para auxiliar a colheita (lembrando que hoje usa-se colheitadeira). Porém nos outros períodos esse trator fica na garagem parado, com uso bastante reduzido.

Assim, surge a ideia da terceirização de máquinas agrícolas. O gerente comercial de locação de pesados da Ouro Verde, Marluz Renato Cariani, explica que a terceirização significa locar os equipamentos ao produtor que necessita, sem que ele precise adquiri-las. “A terceirização de máquinas agrícolas nada mais é do que a empresa locar os equipamentos em vez de o produtor precisar comprar”, é o mesmo processo de locação de um carro, por exemplo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *