• Agrishow Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Como escolher a melhor opção em crédito para produção agrícola

Com linhas voltadas exclusivamente para produtores, o uso do crédito para produção agrícola tem como objetivo melhorar a atividade, aumentando a produtividade e consequentemente trazendo maior vantagem competitiva. Devido à sua importância para o agronegócio, a variedade de opções em crédito rural é bem grande, o que, por vezes, pode trazer certas dificuldades para o produtor na hora escolher a melhor opção para a sua necessidade.

Segundo o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Nogueira Farias, o objetivo de todo produtor que busca um crédito para produção agrícola é agregar renda dependendo da atividade empreendida. Um exemplo para conseguir isso é a captação de recursos financeiros para induzir novas tecnologias à atividade.

Para aumentar a produtividade, muitos produtores buscam adotar novas tecnologias, e, por isso, buscam o crédito agrícola para conseguir”, diz.

Quem vive no campo ou tem a agricultura como a principal fonte de renda, sabe o quão importante é obter recursos financeiros para sua atividade, mas ele sabe também que as condições devem ser as mais favoráveis possíveis. Neste contexto, o crédito rural vem cumprindo um papel impactante.

No Brasil, a oferta de crédito rural vem ajudando milhões de produtores brasileiros, possibilitando a oferta de recursos necessários para que invistam na sua propriedade, obtendo os melhores insumos para a sua produção funcionando como custeio da atividade.

Várias são as opções em crédito para produtores brasileiros

Graças à sua importância no cenário brasileiro, várias são as possibilidades em crédito para produção agrícola à disposição do produtor. Gilson Farias explica que na atualidade o crédito tem um direcionamento baseado no porte do beneficiário.

Para o pequeno produtor, que representam em torno de 84% dos estabelecimentos rurais brasileiros, existem as linhas chamadas de agricultura familiar. “Essas linhas de crédito atendem essencialmente as necessidades de custeio e investimentos do pequeno produtor”, diz Farias.

Já para médios produtores, classificados por porte de renda bruta anual de até R$ 2 milhões, existem linhas para custeio agropecuário e também linhas para investimento na atividade. “Neste caso, os juros são bem mais atrativos”, diz o gerente do Sicredi.

Para os demais (essencialmente os grandes produtores), classificados por renda bruta anual acima de R$ 2 milhões, também existem linhas específicas para custeio e investimento.

Como captar um crédito para produção agrícola?

Como vimos, várias são as opções em crédito para produção agrícola que o produtor pode buscar. Exatamente por isso é importante que ele saiba como funciona cada uma dessas opções de crédito e quais são as normas operativas que ele deve necessariamente cumprir.

O crédito rural para produção agrícola (ou financiamento voltado para atividades agropecuárias) é resguardado pelo Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), derivado da Lei 4.595/1964. O SNCR tem suas normas de aplicação de recursos aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Farias explica que os principais operadores dessa estrutura são basicamente os bancos e as cooperativas de crédito. Por isso, ele indica que o produtor interessado em obter o crédito para produção agrícola deve buscar um agente financeiro que tenha experiência no setor agropecuário.

No caso específico do Sicredi (instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados), nossas agências possuem preparo para orientar o produtor rural sobre suas necessidades, oferecendo a melhor opção em crédito para produção agrícola”, diz Farias.

Segundo ele, será esse agente financeiro o responsável por toda a análise para que o produtor consiga seu crédito. Mas ele ressalta que alguns requisitos básicos para captar crédito rural para produção agrícola são de responsabilidade do produtor e precisam ser respeitados, tais como:

  • Não constar pendências cadastrais;
  • Estar de acordo com questões ambientais, “principalmente o Cadastro Ambiental Rural – CAR e outras questões de ordem normativa legal”, diz Farias;

Além disso, o gerente do Sicredi explica que para linhas ou programas específicos, se faz necessário projeto e acompanhamento técnico por profissionais da área agronômica.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *