Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Show no agro é vender E não ganhar discussões!

Article-Show no agro é vender E não ganhar discussões!

Show no agro é vender E não ganhar discussões!.jpg
Há uma certa inocência a respeito do que significa marketing e vendas por parte de algumas lideranças do agro nacional!

No 19º Congresso brasileiro do agronegócio, uma síntese constante dentre todas as participações foi a competência comunicacional ausente do Brasil.

Há uma certa inocência a respeito do que significa marketing e vendas por parte de algumas lideranças do agro nacional!

Marketing é uma filosofia de administração que coloca no centro das decisões dos negócios os consumidores finais. Seus sentimentos. Sonhos. Desejos. Marketing envolve o colocar das emoções dentro das razões. Envolve a constituição dos produtos, serviços, a distribuição, o custo e percepção de preço e a inteligência comunicacional e de relações humanas e institucionais. Significa avaliar fatores incontroláveis, competidores, legislações, e acima de tudo exigência de consumidores.

Por isso é curioso líderes de setores do agro apontarem comparações negativas dos nossos clientes sobre o aspecto do meio ambiente, por exemplo. Que lá na Europa já desmataram tudo e que ficam criticando nosso desmate nacional. Que queimada tem em toda parte, os incêndios africanos, asiáticos, americanos ... olha só o que fazem lá e parem de olhar o que acontece aqui ... vociferam raivosos. Da mesma forma criticarmos o protecionismo existente nos países clientes, onde parte deles é também concorrente. As suas sociedades consumidoras são solidárias com seus agricultores.

Histórias de fome, sacrifícios, guerras, uniram o urbano e o rural em muitos dos nossos países clientes. É tolice falar mal e criticar as sociedades consumidoras. Precisamos mostrar o quanto somos vitais para também milhares de pequenos produtores rurais do mundo, com a ração para suas criações. O quanto somos no Brasil milhões de seres humanos vindos de todos lugares do mundo criando aqui uma nova sociedade tropical.

O mundo digital estará cada vez mais a serviço de um mundo cada vez mais analógico. O show da vida será cada vez mais comunicar esse show: humanização do agro de seus produtores e consumidores. Afinal queremos vender muito acima de ganhar discussões: conquistar corações.

O ilustre poeta português Camões escreveu: “quem faz o comércio não faz a guerra “. Uma sabedoria antiga que serve para o presente e nosso futuro.

 

 

 

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar