Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O Brasil precisa se organizar para dobrar o agronegócio

O Brasil precisa se organizar para dobrar o agronegócio

O Brasil precisa de um planejamento de negócios para poder crescer os necessários 4% ao ano, para atingir o PIB na casa de 2 trilhões e 500 bilhões de dólares. Hoje o Brasil ronda os 2 trilhões e pouco de dólares, ou seja, ele é 10 vezes menor que os Estados Unidos.

Para que possamos ter esse crescimento, só temos um caminho com reais chances de êxito: o conjunto das cadeias produtivas do agronegócio. Nunca esquecendo que agronegócio inclui tudo, do antes da porteira das fazendas, como ciência e tecnologias, o dentro da porteira, a agropecuária inteira e o pós-porteira, que significa a maior parte do montante do agro. No Brasil, 60% do seu total.

Dessa forma, toda a agroindústria, onde somente o setor de alimentos e bebidas supera 650 bilhões de reais, e que precisa de uma ação coordenada da iniciativa privada com o governo, uma espécie de Renovabio para alimentos e bebidas para que dobre de tamanho, busque mercados internacionais e promova a evolução do mercado interno.

Num estudo publicado do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirmou que o Brasil pode crescer 70% nos próximos 10 anos, e tem condições para isso. Ou seja, não temos problemas de mercado.

O que pode impedir o Brasil de dobrar o seu agronegócio de tamanho? Somente a nossa incapacidade de orquestrar um planejamento da Sociedade Civil Organizada com um governo bem intencionado.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar