Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_1034765266.jpg

Jovens: o presente é o resultado do futuro

O que muda? A consciência de tempo, acelerado. No passado não havia muito uma visão do vir a ser. O mundo era o que era. E se esperava que fosse o que ali já era.

Na Europa a expressão Europa vazia significa a falta de jovens no campo. Pueblos na Espanha, como Cuerigo em Astúrias, onde havia centenas de famílias vivendo do campo, hoje ali apenas uma família mantém um hostel - Xabu, a dona Margot com sua família produzem tudo para seus hóspedes no entorno do belo lugar à beira das montanhas. Mas isso vai mudar ou com jovens europeus ou com jovens de outras partes do mundo. Iremos ver para os próximos anos deste século um grande crescimento do empreendedorismo no agro. Em paralelo da mesma forma cooperativismo. Esse novo agro vem com as tecnologias digitais, com sensores e como inovações incríveis de jovens brasileiros oriundos das melhores universidades brasileiras que criam de uma start up NeoField, uma promessa gigantesca de monitorar todos os fatores edafoclimáticos e permitindo esse acesso de forma acessível até por assinaturas mensais. Uma inovação disruptiva já em todo norte e oeste do Paraná.

O que muda? A consciência de tempo, acelerado. No passado não havia muito uma visão do vir a ser. O mundo era o que era. E se esperava que fosse o que ali já era.

Então através do conhecimento falado, das parábolas, as lições eram transmitidas e o presente virava resultado do passado. Hoje o futuro já está presente, os nerdfarmers do MIT, de Boston nos Estados Unidos já existem, as proteínas vegetais já existem, assim como a agricultura vertical nas cidades já existe. Da mesma forma não são mais máquinas agrícolas são robots com inteligência artificial. Um programa como o R.A.M.A rastreabilidade e monitoramento de alimentos da ABRAS - Associação Brasileira dos Supermercados, coordenado pela Paripassu, já em andamento vai transformando pontos de vendas, de mais de 90 mil lojas em legítimos pontos de educação. Tanto para os produtores com retorno de informações da rastreabilidade, quanto para a segurança alimentar da imagem dos supermercados, quanto para a nutrição e educação dos consumidores finais.

Cooperativismo. Iniciamos este artigo com a palavra competitividade. Um mundo que vai para 9 bilhões de pessoas em 30 anos e a desigualdade precisará ser enfrentada com o empreendedorismo ao longo do sistema de agronegocio. Para que a maioria dos empreendedores possam ser bem sucedidos precisaremos do cooperativismo e do associativismo. Como no próprio setor de mecanização, movimento como agrievolution, a nível internacional reúne mais de 5 mil fabricantes pequenos e médios nesse setor.

Dessa forma, não esperem mais pelo futuro. Agora é já, o presente passa a ser o resultado do futuro.

 

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar