Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_1261705642.jpg

Estratégia competente de comunicação para evoluir nas cadeias do novo agronegócio

O quanto poderíamos evoluir nas cadeias do novo agronegócio se conseguíssemos planejar e executar uma estratégia competente de comunicação?

É muito importante a gente olhar para o Brasil a partir de fora. Escrevo este artigo cercado por estudantes do mundo todo numa academia europeia, onde coordeno o Food & Agribusiness Management (FAM) no Master of Science Internacional. Converso todos os dias com professores experientes e fazemos visitas de campo para auscultar o que ocorre ao longo dos vários elos do complexo agroindustrial global.

Agri_bannerDig_Ingresso1oLote_320x50.png

Então, quando a gente está aqui na frente de uma juventude não só europeia mas do mundo inteiro a gente tem de ficar explicando problemas que a nossa má comunicação gera, de ruído, de bobagens, de interferências ideológicas, políticas e nós temos uma carência muito grande de uma comunicação simples, objetiva, bonita, fundamentada em coisas sensacionais que o Brasil tem, que o Brasil faz e que aqui não chega.

E a gente lastima uma coisa, a incompetência comunicacional tira valor do competente agro nacional. Chegam apenas visões conflituosas e negativas. E quando a gente está aqui, a gente tem de ficar explicando isso.

Então a gente não fala aqui das coisas positivas, como a integração Lavoura, Pecuária e Floresta; não falamos de uma pecuária sustentável da Amazônia, não falamos dos trabalhos espetaculares da Embrapa, das universidades, de milhares de milhares, um bilhão de agricultores e cooperativas.

Programe-sua-viagem_320x50.png

E no Brasil tem muita gente boa que entende de comunicação. Publicitários brasileiros que ganharam e ganham concursos internacionais de propaganda, jornalistas espetaculares, pessoas que dominam como ninguém as redes sociais, monitoramento de redes sociais. Portanto, o que vejo aqui na França, com jovens e professores de várias partes do mundo, China, África, Oriente Médio, América Latina, é o Brasil é simplesmente um espetáculo de coisas fantásticas, porém a nossa incompetência comunicacional tira valor do competente agro nacional.

Está na hora de reunirmos comunicadores, porque comunicação é uma profissão, como outras profissões também o são. Precisamos de experts em comunicação para que possamos melhorar o valor percebido de uma realidade brasileira que sem dúvida alguma ela é muito melhor e muito maior do que o lado negativo.

Temos problemas? Temos, como aqui também tem, o mundo inteiro tem. Agora temos muita coisa boa que não está chegando aos corações e as mentes dos cidadãos e consumidores globais, onde o nosso país terá cada vez mais relações de paz comerciais.

Confira as tecnologias que vão mudar o agro clicando no link abaixo!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar