Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Conheça ações de sustentabilidade para a produção agrícola

Conheça ações de sustentabilidade para a produção agrícola


Por Bruna Isa Sanchez

Com o aumento da demanda por alimentos que atendam toda a população mundial, que está em crescente desenvolvimento, algumas práticas são necessárias para se produzir mais em um mesmo espaço, com rentabilidade e sustentabilidade, que não agrida o meio ambiente e respeite as leis ambientais.

A sustentabilidade na produção agrícola engloba diversas práticas e adoções de medidas que podem auxiliar na produtividade. Confira algumas técnicas, que podem ser adotadas por pequenos, médios e grandes produtores com a finalidade de obter soluções integradas e resultados sustentáveis na agropecuária.

  • Energia fotovoltaica: O uso de energia solar é uma alternativa que pode ser 100% sustentável. A sua utilização tem um ótimo potencial para substituir o uso de combustíveis fósseis, além de outros tipos de produção de energia não renováveis.
  • IPL/ILPF: A adoção de sistemas integrados de lavoura – pecuária – floresta trazem diversificação dentro de uma mesma área, resultando assim, em rentabilidade, produtividade e sustentabilidade. Com os sistemas de integração é possível reformar o pasto, diminuindo os gastos com insumos e otimizando os procedimentos adotados na lavoura e pecuária, simultaneamente.
  • Irrigação: A irrigação possibilita o aumento de produtividade, pois proporciona a quantidade correta de água que a planta necessita para se desenvolver durante todo o ano, gerando frutos de boa qualidade, tanto para o comércio in natura, quanto para indústria. A seleção do sistema de irrigação deve considerar vários aspectos, como o tipo de cultura, o clima da região, solo, topografia, disponibilidade de água e custo da implantação, mas sempre, o produtor deve procurar auxílio técnico para implantar um sistema que se adeque a sua situação.
  • Rotação de culturas: o plantio contínuo de uma mesma cultura em uma mesma área pode causar degradação do solo, fazendo com que se tenha queda na produtividade. A alternância de culturas em uma área resulta em vantagens como, melhoria da qualidade do solo, pois as culturas deixam resíduos que servem como matéria orgânica para o desenvolvimento da planta, maior controle de plantas daninhas e produção diversificada, gerando alta produtividade, isso, sempre aliado ao uso de insumos necessários para o desenvolvimento de cada cultura.
Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar