Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Armazenagem dos grãos: manejo fundamental para garantir a qualidade do produto

Armazenagem dos grãos: manejo fundamental para garantir a qualidade do produto

Bruna Isa Sanchez é jornalista da Revista Agropecuária e mídias sociais da Coopercitrus

A armazenagem de grãos realizada de forma adequada é um dos manejos primordiais para preservar a qualidade dos alimentos, evitar perdas futuras da safra e proporcionar a oportunidade de antecipar o plantio e a colheita de algumas culturas, possibilitando assim, uma maior competitividade diante o mercado na época de entre safras.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a estimativa de produção para a safra 2018/2019 de grãos é de 237,3 milhões de toneladas, representado um valor de 4,2% superior à safra passada. Diante desses dados, vê-se a importância da armazenagem de grãos, para facilitar a logística de entrega, transporte e controle sobre a qualidade dos produtos.

Além do plantio tecnificado, uso de insumos e manejo correto da produção, são importantes os tratos dos grãos após a colheita. Onde ficarão armazenados? A temperatura do local manterá a qualidade da safra? Qual o destino do produto?

Muitos agricultores pensam nas melhores respostas para essas perguntas e para garantir o sucesso da safra, alguns produtores investem na construção de silos em suas propriedades, pois, além de economizarem com o transporte dos grãos, podem armazenar as quantidades que julguem necessárias para ser alimento de animais na propriedade e acompanham de perto o processo de beneficiamento, secagem e regulagem de temperatura dos grãos, certificando que terão produtos de qualidade para oferecer ao mercado.

Outros produtores, já preferem terceirizar a armazenagem da produção, muitas vezes por não possuírem espaço para a construção de silos graneleiros em suas propriedades e enviam os grãos para empresas que gerenciam a armazenagem e venda da produção, realizando contratos até antes mesmo do plantio, garantindo assim um preço seguro para o agricultor poder se planejar durante a safra.

São diversos os tipos de silos e armazéns, em que se pode realizar a armazenagem dos grãos, o importante é que o agricultor consulte sempre um especialista e para ver qual silo se adequa mais a cultura que deseja armazenar, para sempre garantir a conservação do produto, independentemente da finalidade a que esse se destina, evitando assim, perdas econômicas e de produção.

Confira alguns tipos de silos e suas vantagens:

SILO BOLSA

Opção prática para o agricultor e pecuarista que deseja armazenar o produto por um período de tempo após a colheita.

  • Fácil instalação;
  • Separação da safra por lotes;

SILO CILÍNDRICO AÉREO

Construído na vertical, em terreno seco, de estrutura metálica ou de alvenaria, possui uma grande capacidade de armazenamento.

  • Material resistente ao tempo;
  • Produtor pode alugar o espaço a outros, se não tiver utilizando a capacidade total do mesmo, gerando lucros.

SILO CILÍNDRICO TIPO CISTERNA

Silo na vertical, porém sua base é construída abaixo do nível do solo. Deve ser utilizado somente para alimentação animal.

  • Fácil carregamento;
  • Pode ser instalado próximo à área de alimentação do gado, o que facilita a ensilagem para fim de nutrição animal.

SILO TRINCHEIRA

Silo na horizontal, composto por uma vala que é aberta no solo, para depósito e compactação de silagem destinada à alimentação animal, coberto por lona plástica.

  • Construção simples e barata;
  • Fácil carregamento e descarregamento.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar