Como eu posso aumentar as vendas da minha empresa? De que forma eu consigo ampliar a base de clientes? É possível conquistar mais market share em poucos meses? O que eu faço para vender mais?

Essas foram apenas algumas de muitas perguntas que eu recebi nos últimos dias. Todas elas têm algo em comum: referem-se a aumentar as vendas.

Com o início da safra 23/24, essa tem sido a preocupação de muitas empresas de agronegócio.

Mas, aqui já faço um alerta: não há receita mágica. Afinal, cada empresa tem a sua essência, o seu propósito e seus objetivos.

É claro que algumas dicas podem ajudar, dar um norte. Então, vamos a elas:

1) Crie Conexões

É importante, a todo instante, a empresa de agronegócio criar conexões com o público-alvo. Essa conexão pode ser estabelecida de várias formas, como o lançamento de produtos/soluções que realmente tenham aderência, a realização de pesquisas, dias especialmente preparados para os clientes etc. 

2) Estabeleça Comunidades

Após estabelecer conexões, invista recursos para estabelecer comunidades com prospects e clientes, propiciando um ambiente com rica troca de experiências e aprendizado contínuo. Esse ecossistema irá permitir a importante evolução da empresa, em vários aspectos.

3) Faça um marketing educativo

Amplie o conhecimento do cliente sobre o seu produto/serviço, por meio de um marketing educativo. Incentive ele a conhecer todas as características e particulares, antes que ele faça uma compra.

4) Interaja positivamente

A positividade precisa fazer parte do dia a dia de qualquer venda. Com ela, aumentam as nossas chances de criar conexões, estabelecer comunidade e fazer um marketing educativo.

Espero que você tenha gostado desse texto.

No próximo artigo, compartilharemos ainda mais dicas.

Vamos juntos, com a força do agro!

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.

Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.