Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Por que participar de banco de alimentos é opção para produtores familiares?

Por que participar de banco de alimentos é opção para produtores familiares?

Bancos de alimentos são associações com características de organização de sociedade civil de interesse público, beneficente de assistência social e com fins não econômicos; que atuam arrecadando alimentos de doações de empresas, indústrias e supermercados. Esses produtos são separados e distribuídos gratuitamente para a população. E durante a Agrishow 2019, será possível conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido em Itanhaém (SP).

Na cidade do litoral paulista, uma das atividades desenvolvidas pelo Banco de Alimentos é fomentar a geração de renda de agricultores e pescadores artesanais. Com a instalação de feiras populares, por exemplo, o produtor pode vender seu produto, sem intermediários.

De acordo com a gestora do Banco de Alimentos daquela cidade, Luciana Melo, um passo importante para que o projeto funcione é identificar a vocação natural da região e diversificar. “Itanhaém tem a pesca marítima e uma bacia hidrográfica grande, e tínhamos muitas plantações também”.

Em 2008, quando o governo federal enviou verba para Itanhaém comprar de pequenos agricultores – para enviar alimentos para merenda escolar -, percebeu-se que cultivava-se apenas banana. Luciana conta que houve uma revitalização desse cinturão verde e hoje, além da banana, são produzidos pupunha, hortaliças, mandioca e batata doce. Essa diversidade de cultivos permite ao produtor obter uma receita variada, por não depender de apenas um produto.

Luciana lembra que além dessa melhoria produtiva, o Banco de Alimentos colaborou na inserção das mulheres. “Nós percebemos que os produtores já tinham a ajuda das esposas” e elas mostravam protagonismo na comercialização na feira, além de apresentarem uma vocação para o processamento de alimentos.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar