Tecnologia

Aplicativos que multiplicam ganhos na agricultura. Saiba mais

A imagem do campo como um local de técnicas rudimentares e sem nenhuma tecnologia já ficou no passado. Hoje em dia, aplicativos e softwares agrícolas estão cada vez mais presentes em todas atividades relacionadas ao homem do campo.

Com estes aplicativos e softwares, a possibilidade de controle total de rebanhos e lavouras, gerenciamento da adubação, da irrigação e de pragas é cada vez maior e mais fácil. Mas, além disso tudo, um fator que vem estimulando o uso desse tipo de tecnologia é a possibilidade de o empresário rural conseguir multiplicar seus ganhos.

Mais dados gerados, redução de perdas e aumento dos ganhos

No Brasil, muitas são as propriedades que já possuem máquinas e equipamentos com diferentes sensores. Estes são responsáveis por coletar uma grande quantidade de dados a cada minuto. O que ocorre, porém, é que a análise deste grande volume de dados é praticamente impossível de ser realizada sem o apoio de sistemas informatizados (aplicativos e softwares).

A pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária, Luciana Romani, explica que o uso destas aplicações permite uma análise mais precisa e muitas vezes em tempo real, melhorando a gestão da atividade. “Essa análise possibilitará redução de perdas, e consequentemente, o aumento do ganho no agronegócio”.

A pesquisadora diz ainda que o uso de tais aplicativos trará ganhos em todos os elos da cadeia, desde o agricultor, que reduzirá seus gastos, além de ter informação relevante e em tempo hábil para tomar decisões, até empresas que se especializam no desenvolvimento de ferramentas computacionais para o setor.

Luciana explica que já há sistemas web como, por exemplo, o Agritempo que já estão disponíveis ao produtor. Este sistema foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária e pelo Cepagri/Unicamp (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Universidade Estadual de Campinas) e permite ao produtor planejar sua colheita, além de informar sobre a data certa do plantio e a previsão do tempo, dentre outras importantes funcionalidades.

Este tipo de informação beneficia o agricultor e permite uma tomada de decisão mais acertada, diminuindo as perdas e, consequentemente, aumentando sua lucratividade”, salienta a pesquisadora.

Facilidades geradas pelos aplicativos e softwares

Inúmeras são as vantagens quando os aplicativos e softwares são adotados pelas propriedades rurais. Luciana cita a mobilidade como um dos benefícios mais interessantes. “Hoje em dia há a possibilidade de uso destas aplicações em qualquer local por meio de smartphones, possibilitando o acesso a informações valiosas e modelos que o auxiliam na tão difícil tomada de decisão no campo”.

Além disso, tais aplicativos antecipam cenários, apresentam dados em tempo real sobre a hora certa de irrigar, a previsão do tempo e os alertas de geadas, dentre tantas outras informações importantes para o homem do campo.

Luciana salienta que com esses aplicativos, tudo estará literalmente na palma da mão do empresário rural. “Nesta nova era da Agricultura Digital, o agricultor tem a informação que precisa para gerenciar seu negócio na palma da mão, trazendo maior facilidade e rapidez nas atividades gerenciais”.

Aplicativos auxiliam a tomada de decisão

Como vimos, vários são os benefícios da adoção de aplicativos e softwares nas atividades relacionadas ao campo, mas Luciana ressalta que o benefício mais significativo é, sem dúvidas, o auxílio na tomada de decisão, tão importante para o dia a dia do homem do campo.

O uso destes apps e softwares auxilia na tomada de decisão do trabalhador, permitindo a redução de perdas, uma vez que automatizam processos, auxiliam no gerenciamento de grandes volumes de dados e permitem diferentes análises e simulações”, diz Luciana.

A pesquisadora explica também que os sistemas informatizados permitem ao agricultor ter uma visão mais aprimorada e precisa dos gastos e rendimento líquido da propriedade, melhorando a eficiência financeira.

Atualmente, há aplicativos que possibilitam o gerenciamento a distância da propriedade, como é o caso do aplicativo Roda da Reprodução desenvolvido pela Embrapa.

Este aplicativo auxilia no gerenciamento de rebanhos leiteiros, permitindo acompanhar o crescimento e o peso das novilhas e bezerras, além de monitorar de maneira simples os estágios produtivos e reprodutivos das vacas”, salienta Luciana.

Por fim, vale lembrar que alguns aplicativos são gratuitos. Outros, mais específicos, são pagos, mas a maioria deles necessita de um investimento relativamente baixo, o que compensa a aquisição, afinal as facilidades geradas por esses aplicativos e a possibilidade de multiplicação dos ganhos irão compensar esse investimento.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *