• Agrishow Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

A Agrishow, Tecnologia

Alcance mais vantagens para sua produção usando Internet das coisas

A internet das coisas (IoT) pode ajudar o produtor agropecuário a obter vantagens em crédito e no seguro rural. Funciona assim: a base em dados obtém informações que apontam uma possível quebra de safra ou indicativos de como será a colheita, o que forneceria informações detalhadas para uma melhor gestão de riscos e, então, uma assertividade maior na precificação melhor para serviços financeiros.

“Devido às características da agricultura tropical, o produtor rural brasileiro, por natureza, é um gestor de riscos. Seja por fatores climáticos e fitossanitários ou por variações de preços e custos, a rentabilidade do agronegócio brasileiro está sempre ameaçada, o que requer altos níveis de produtividade”, afirma o consultor de agronegócio da Logicalis, Vitor Knop.

Ainda de acordo com o consultor, a aplicação de tecnologia, conseguimos entregar soluções fim a fim, levando mais assertividade ao monitoramento da produção e alavancando a produtividade e competitividade do setor. Dentre as ferramentas que podem ser utilizadas, estão o “Centro de Operações Agrícolas”, o “Diagnóstico da Lavoura” e a “Casa de Vegetação”.

Ao reunir informações coletadas por meio de tecnologias diversificadas de sensoriamento (como telemetria de maquinário e informações sobre irrigação, entre outros), o Centro de Operações Agrícolas garante uma visão unificada de tudo o que acontece na fazenda, com monitoramento de medições em tempo real. Assim, possibilita a implementação de melhorias nos sistemas de agricultura de precisão e otimização dos processos produtivos.

O Diagnóstico da Lavoura, combina o monitoramento agrícola por imagens de satélite, criação e operação de planos de voos de drones, detecção de pragas por análise de imagens (conhecida em inglês por video analytics) e geração de ortomosaicos em uma plataforma única, digital e inovadora, permitindo que o produtor tenha visão global sobre sua propriedade e sua lavoura.

 Já a Casa de Vegetação, utiliza sensores para medir a incidência de raios ultravioleta, a temperatura e a umidade do ar entre outras informações sobre as condições para o plantio; solução de controle de acesso por meio de reconhecimento facial e acionamento automatizado, conhecida como Smart Door; sistemas de otimização logística e soluções de conectividade rural, entre outros.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *