Conteúdo Patrocinado

4G TIM no Campo: Leve a transformação digital para a fazenda com maior eficiência!

TAG: TIM Brasil 4G Transformação digital no agronegócio
4G TIM no Campo Leve a transformação digital para a fazenda com maior eficiência!.jpg
A busca por soluções que preferencialmente utilizem a conectividade 4G é uma necessidade cada vez mais recorrente no campo, que precisa atingir milhares de hectares para que estes possam começar a ser gerenciados pela tão falada transformação digital e agricultura 4.0.

Oferecimento: Tim | 26 Nov, 2020

Assim, com o objetivo de trazer a Transformação Digital para as áreas rurais do Brasil, a TIM concebeu o inovador Projeto 4G TIM no Campo. Este projeto vem suprir a falta de conectividade móvel em regiões carentes deste tipo de tecnologia, como é o caso de muitas áreas rurais, permitindo que as soluções mais arrojadas do agronegócio brasileiro sejam colocadas em prática.

Por isso, vale entender o que é o 4G TIM no Campo e quais são os avanços que essa tecnologia trazem ao empresário rural que definitivamente busca entrar na era da digitalização.

Tecnologia 4G: Mais próxima do produtor rural

O sistema de telefonia e internet móvel vem evoluindo rapidamente e hoje já temos a tecnologia 4G, que se faz cada dia que passa mais presente em praticamente todas as regiões do Brasil.

Segundo Alexandre Dal Forno, Head of Corporate Marketing & IoT na TIM Brasil, o 4G representa a quarta geração de telefonia móvel, com grandes avanços quanto à velocidade de transmissão de dados.

Essa tecnologia possui melhor capacidade de transmissão de dados e permite obter velocidades superiores às alcançadas na rede 3G convencional. Com o 4G, é possível proporcionar experiências melhores em navegação e transmissão de dados.

Contribuindo com a evolução da tecnologia e com grande participação na área de telefonia móvel no Brasil, Dal Forno explica que a TIM é líder em cobertura 4G no país. “Estamos em mais de 3.570 cidades, e desenvolvemos um ecossistema de negócio fim-a-fim para promover a melhor conectividade aos nossos clientes”.

No campo, a TIM também se destaca, sendo líder também na cobertura 4G no Campo com mais de 5 milhões de hectares conectados em 2019, beneficiando 575 mil pessoas, 218 cidades e oito estados diferentes, além de mais de 24 mil quilômetros de estradas e rodovias.

“A rede 4G da TIM trabalha na frequência de 700 MHz através de antenas dispostas estrategicamente em áreas rurais de todo o país, com a mesma tecnologia já instalada em cidades, e assim, facilitando a integração entre terminais e projetos”, completa Dal Forno.

Prova desse sucesso é que o projeto 4G TIM no Campo, além de alcançar os 5 milhões de hectares citados acima, tem mais 11,5 milhões de hectares cobertos com o NB-IOT (Narrow Band – Internet of Things, também conhecida como Banda larga estreita e Internet das Coisas). A meta da operadora é chegar a 13 milhões de hectares conectados até 2021.

Essa segunda funcionalidade citada permite ampliar a cobertura tradicional em até 40%, com baixo consumo de bateria, fundamental para aplicações de IoT.

A TIM está preparada para atender às necessidades do trabalhador rural

Com sua grande infraestrutura, a TIM está pronta para atender produtores rurais em todo o país, com projetos sob medida e levando a cobertura 4G onde necessário. O Marketplace IoT TIM tem mais informações sobre soluções de conectividade para o campo.

O site da TIM (https://marketplaceiot.tim.com.br) permite solicitar o contato de um consultor especializado e verificar a solução necessária. Vale conferir.

Para Dal Forno, esse avanço em conectividade representa um dos principais habilitadores da digitalização da agricultura. “Ao utilizar um padrão global de rede 4G, colocamos à disposição do produtor a mesma rede pública disponível na cidade, valorizando a acessibilidade e a conectividade integrada”, ressalta.

Com o 4G TIM no Campo é possível conectar máquinas, pessoas e coisas:

- Ao conectar máquinas o produtor conseguirá promover:

  • Redução no uso de combustíveis;
  • Eficiência no uso de insumos e acompanhamento em tempo real;
  • Melhorar a gestão de máquinas, na captação em tempo real de indicadores como o controle de velocidade, temperatura do motor;
  • Acompanhamento do plantio;
  • Controle de sobreposição na pulverização;
  • Acompanhamento da colheita; e
  • Download de mapas agronômicos.

- Para coisas, a conexão 4G permite que o produtor tenha um ecossistema de dispositivos, como estações climáticas, redes de armadilhas contra pragas, drones on-line e sensores diversos.

Permite também conectar módulos de conexão para qualquer tipo de aplicação, inclusive conexão em máquinas, tags e rastreadores em animais, celulares, smartphones e tablets.

- Por fim, a conexão 4G é essencial para pessoas, promovendo a inclusão digital entre famílias, ajudando a manter os filhos no campo e estimulando EAD.

Ainda, permite fazer a comunicação entre pessoas, ajudando a tornar a comunicação mais rápida entre funcionários e a sede da fazenda. Permite aos gestores tomar decisões mais rápidas e incentivar a comunicação entre equipes, ajudando-as a notificar sobre uma máquina quebrada no campo, acionar um mecânico ou suporte técnico.

“Com o 4G tudo pode ser muito mais ágil”, complementa Dal Forno.

O 5G está cada vez mais próximo. O produtor rural agradece!

A rede 4G está presente em praticamente todo o Brasil, trazendo muitos benefícios ao campo, mas o 5G está chegando e será a próxima geração de redes móveis, sendo ainda mais eficiente.

Segundo Alexandre Dal Forno o grande diferencial da rede 5G será o baixíssimo tempo de resposta, também chamado latência. Contudo, antes da chegada definitiva do 5G, a TIM ressalta que todas as soluções oferecidas pela “4G TIM no campo” já estão disponíveis, sem perdas nos benefícios obtidos pela conectividade.

“Esta é uma tecnologia multisserviços, que atende a todas as necessidades do produtor, não sendo necessário ter redes diferentes para cada tipo de serviço. Seja a comunicação entre equipes no campo e a coordenação de pessoas utilizando aplicativos de comunicação, ou quando falamos da comunicação entre máquinas, tudo isso já está disponível e oferecido pela TIM ao Agronegócio”, finaliza Dal Forno.

Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.

0 comentários
Ocultar comentários
account-default-image
user not logged in
Mudar para o editor de texto simples

More information about text formats

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
PublicarFaça login ou registre-se para comentar
Relacionado
Cobrindo o campo com IoT Celular.jpg
Conteúdo Patrocinado
Agronegócio: como a conectividade pode contribuir para o crescimento do setor
14 Out, 2020
Quais os principais desafios da conectividade para o agro.jpg
Quais os principais desafios da conectividade para o agro?
22 Set, 2020
Você sabe como é a produção de carretas para transporte.png
Conteúdo Patrocinado
Você sabe como é a produção de carretas para transporte?
30 Out, 2020
Empresário rural adquire sistema de energia solar através do Pronaf.png
Conteúdo Patrocinado
Empresário rural adquire sistema de energia solar através do Pronaf
15 Out, 2020
  • Carregue mais