• Agrishow Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

A Agrishow, Tecnologia

Agricultura de precisão: algumas das soluções que você encontra na Agrishow 2019

Aplicativos, monitoramento, coleta de dados e informações em tempo real são algumas das expressões que estão se popularizando rapidamente entre os produtores do agronegócio. Uma das soluções já disponíveis é o AgroTag, desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) – stand E14a1 – projetado para a coleta de dados e informações das propriedades que, uma vez processadas na base de operações, retornam aos diversos atores da cadeia produtiva ou interessados em agricultura de baixo carbono, em forma de informações estratégicas diretamente nos celulares ou tablets.

ingresso

A principal tarefa do AgroTag é dar sustentação à rede de monitoramento sistemático da adoção e qualificação de sistemas integrados de produção agropecuária no Brasil, como o ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta). Isso é feito por meio da organização de um amplo banco de dados agropecuário, oferecendo respostas aos diversos e novos desafios para a pesquisa agropecuária provenientes dos compromissos voluntários assumidos pelo Brasil no Plano ABC.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e coordenador da Plataforma ABC, Celso Manzatto, a disseminação e adoção progressiva do uso dessa ferramenta colaborativa com diversas instituições e agricultores permitirá, inicialmente, a identificação e qualificação dos sistemas ILPF, como estratégia para regionalização das ações de transferência de tecnologia da Rede ILPF, das estimativas de redução das emissões de gases de efeito estufa pela Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e, em uma terceira etapa, a diferenciação e certificação de propriedades rurais e tecnologias que proporcionem a redução das emissões e sequestro de carbono no solo.

Outra solução que pode ser utilizada via smartphone é o Trimble Ag Software (stand A8b1) que conecta toda a operação agrícola da propriedade, sendo capaz de sincronizar as informações geradas. O sistema economiza tempo com informações em tempo real; automatização dos fluxos de trabalho críticos para tomada de decisões assertivas; redução de erros humanos com a integração dos registros do campo e acelerando a entrada dos dados pela sincronização automática das informações; além de apresentar o custo por hectare, facilitando a tomada de decisões estratégicas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *