Sustentabilidade

A agricultura digital está mudando sistemas de irrigação. Conheça as inovações e não fique para trás!

Muitos produtores utilizam equipamentos como tensiômetro e estação meteorológica para auxiliar no manejo da irrigação. Segundo Uri Goldstein, diretor comercial da Agrosmart e especialista em irrigação, essas ferramentas são fundamentais e permitem obter mais informações para tomada de decisão. Veja abaixo algumas tecnologias inovadoras na área de irrigação:

  1. Irrigação solar automática;
  2. Sensores para economizar água;
  3. Aliança entre Internet das Coisas e a irrigação;
  4. Quimigação (aplicação de fertilizantes, defensivos, inseticidas e herbicidas por meio dos sistemas de irrigação);
  5. Alta automação (controladores, painéis programáveis e softwares para controle de motobomba, parcelas, filtragem, injeção de químicos, sensores diversos etc.)

Essas novas tecnologias da chamada Agricultura Digital auxiliam o produtor a tomar decisões mais precisas em relação à irrigação, além de trazerem soluções para os inconvenientes relacionados às tecnologias mais antigas e tradicionais.

Diversas startups, por exemplo, estão trabalhando para trazer segurança para tomada de decisão do produtor ao interpretar a necessidade hídrica real da planta, por meio de sensores, imagens de satélite, processamento de dados e outras tecnologias. Dessa forma, o produtor consegue monitorar sua lavoura pelo computador e celular, de onde estiver.

“Ao monitorar as condições da lavoura de forma adequada o manejo da irrigação é feito de acordo com a necessidade hídrica real da planta, aumentando assim os ganhos de produtividade e reduzindo os custos operacionais”, explica Goldstein.

Além disso, com essas inovações há economia de água, pois se usa a quantidade exata, e há também economia com mão de obra, pois não é preciso mais ir a campo para verificar as condições a todo instante.

A tecnologia em irrigação deve ser vista como um aliado na tomada de decisão no campo, facilitando o dia a dia de trabalho dos produtores e contribuindo para uma agricultura bem mais sustentável e sem desperdícios.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *