• Agrishow Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Colunistas

04 dicas certeiras para você turbinar as vendas

Rodrigo Capella*

Se antes a venda de um determinado produto ocorria de forma rápida, principalmente, entre um gole e outro de café, hoje você enfrenta grandes dilemas e precisa se atentar a cada detalhe durante qualquer negociação, por mais simples que pareça ser.

Neste cenário, orientações, ferramentas e procedimentos são de grande valia e tornam-se fundamentais para o sucesso ou o fracasso de uma comercialização. Confira a seguir 04 dicas certeiras para você turbinar as vendas:

1) Transforme a sua propriedade em uma empresa

Foi-se o tempo em que você exercia somente as atividades de plantar, colher e vender. Atualmente, você precisa ser um verdadeiro gestor de sua propriedade, caso contrário poderá ir à falência. A primeira dica é: transforme a sua propriedade em uma empresa. Para tanto, faça um planejamento minucioso de todas as atividades a serem executadas, contemplando, os investimentos, pagamentos e expectativas de retorno, entre outros pontos. Controle rigorosamente os custos e tenha como hábito prever receitas futuras. Isso ajudará diretamente em uma maior lucratividade da produção.

ingresso

2) Invista em tecnologia

Não, não é possível mais adiar. Se você ainda não investiu em tecnologia, esta é sua última chance. Adquira ferramentas que lhe darão suporte para administrar safra e estoque, e também para acompanhar a colheita. Se preferir, baixe aplicativos no celular ou tablet. Muitos deles ajudarão a corrigir rotas e a tomar a melhor decisão. Acesse também sites que abordam o mercado internacional e as tendências do agro, e conheça os ambientes digitais de vendas de mercadoria. Vários canais propiciam o contato direto com varejistas, o que poderá aumentar a sua margem de negociação.

3) Participe de cursos e treinamentos

Vendas e conhecimento estão totalmente interligados. Quanto mais conhecimento você tem, melhor será a sua venda. Participe de cursos e de treinamentos com abordagens diversas, como técnica e motivacional. Se você acha que este investimento pode ser caro, aqui vai uma boa notícia: agroindústrias de diversos segmentos oferecem cursos e treinamentos gratuitos em agrorevendas ou durante eventos específicos. Faça uma ampla pesquisa e encontre o que irá atender melhor as suas expectativas.

4) Aposte no mercado futuro

No mercado futuro, é comum as negociações envolvendo café, soja, frutas, milho, arroz e boi gordo, entre outras possibilidades. Na Bolsa de Valores, os participantes assumem o compromisso de comprar ou de vender determinada quantidade de produto em uma data futura, mas com um preço já estipulado. Com o contrato futuro, é possível minimizar os riscos relacionados ao preço do produto e ainda organizar melhor as receitas, prática fundamental para se tornar um bom gestor da propriedade.

Agora que você leu cada uma das dicas, avalie, com cautela, quais são as mais interessantes para você. Afinal, ninguém conhece melhor a sua propriedade e as suas reais necessidades do que você mesmo. Boa sorte e lembre-se sempre de uma frase atribuída a Albert Einstein: “insanidade é fazer sempre a mesma coisa várias e várias vezes esperando obter um resultado diferente”

(*) Rodrigo Capella trabalha com agronegócio desde 2004 e é palestrante, consultor e diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing. Tem artigos sobre agronegócio publicados no Brasil e no exterior e é autor de vários livros, entre eles “Como turbinar as vendas de uma empresa de agronegócio com ações de marketing e comunicação”.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (13 votes, average: 4,31 out of 5)
Loading...
Rodrigo Capella
Rodrigo Capella trabalha com agronegócio desde 2004 e é palestrante, consultor e diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing. Tem artigos sobre agronegócio publicados no Brasil e no exterior e é autor de vários livros, entre eles "Como turbinar as vendas de uma empresa de agronegócio com ações de marketing e comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *