Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Quem você influencia?

Article-Quem você influencia?

quem voce influencia.jpg
"O que vai diferenciar uma pessoa que simplesmente 'grava e posta' na internet de alguém com relevância é a qualidade do seu trabalho". Quer saber mais sobre influencia? Confira o novo artigo da coluna da Monaliza.

Quando a gente quer ir a um lugar novo, fazer alguma viagem ou comprar algum produto, é comum que tenhamos a iniciativa de buscar a opinião de pessoas que já tiveram a experiência com aquilo que desejamos, certo? Se essa pessoa for nossa amiga ou um familiar de confiança, a palavra tem um peso ainda maior. É assim na nossa vida “real”, mas também é dessa forma que funciona quando temos, no marketing, a atuação dos influenciadores.

Ao longo dos anos, quem trabalha com comunicação e marketing - especialmente online - viu essa profissão nascer e se consolidar, entre muitas mudanças ao longo do caminho e que continuam acontecendo constantemente. Lá atrás, quando os canais do YouTube, por exemplo, começaram a bombar, era comum vermos os criadores se destacando e virando febre mesmo sem terem, necessariamente, um conteúdo tão relevante. Na verdade, eles até podiam ser relevantes para a época, mas o público também evoluiu e passou a exigir algo a mais nessa relação de troca, de mão dupla entre quem produz e quem consome.

Hoje, com a popularização das ferramentas como um celular para as gravações e as redes sociais para se divulgar de tudo, todo mundo pode ser influenciador, em maior ou menor escala, em diferentes nichos, desde finanças pessoais ao agro. Mas, o que vai diferenciar uma pessoa que simplesmente “grava e posta” na internet de alguém com relevância é a qualidade do seu trabalho, além do quanto você agrega na vida da sua audiência. Lembra que eu comentei lá em cima sobre ser uma relação de troca? É sobre isso.

Vou usar como exemplo um cliente que tenho na minha agência. Ele é advogado e especializado em agronegócio. Ele poderia “apenas” divulgar o trabalho dele como profissional do direito, o número e endereço do escritório. Mas isso, qualquer pessoa pode jogar no Google e encontrar. Junto com a minha equipe, ele passou a produzir conteúdos com informação aos produtores rurais, sobre como não cair em golpes, como conseguir crédito em caso de dificuldade nos negócios, questões trabalhistas, entre outros assuntos. É assim que, com seu trabalho de VALOR, ele tem se tornado mais conhecido e ajudado mais pessoas. Percebe como ele influencia a busca pela informação oferecendo suporte caso o produtor que o acompanha precise?

No meu caso mesmo, depois de mais de 15 anos trabalhando com comunicação e marketing, construí uma carreira baseada em inspirar pessoas, trocar conhecimentos e oferecer para elas e seus negócios o que fosse preciso para um posicionamento estratégico. Dessa forma, alcancei espaços importantes - como essa coluna, inclusive - mas também como, entre outros convites, o de ser embaixadora da Agrishow pelo terceiro ano seguido. O conteúdo que você produz traz autoridade, impacta na vida das pessoas e é assim que influencia de forma positiva a realidade de muita gente.

Por isso, como eu sempre digo: você, produtor rural, é quem mais entende de agronegócio. Coloque seus conhecimentos para o mundo, troque com outras pessoas e faça a sua voz ser ouvida. Quem vive do agro precisa influenciar seus pares, mas também furar a bolha e levar a mensagem do setor cada vez mais longe.

Monaliza Pelicioni é jornalista do agro, palestrante, empresária e sócia-diretora da Agência Pelicioni. Embaixadora da Agrishow, também é apresentadora do quadro Agro.Com no programa Tempo e Dinheiro e do podcast Notícias Agrícolas.

Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar